Meu apreço pela fotografia


Foto Grafia e Fono Grafia

Photo Quad é uma ideia que me persegue há nove meses e que se realiza ao perceber meu apreço pela tecnologia que se desdobra também em arte e seus desdobramentos na sua concepção, produção e divulgação.
A Foto Grafia, se associa à Fono Grafia em denominadores comuns que significam o registro do som e da imagem. Nas mídias físicas, esta associação me inspira um produto completo em formatos mais do que sensoriais, culturais, históricos e até afetivos. Sou formado em engenharia eletrônica e esta foi minha opção vocacional desde os meus dezesseis anos. Continuo na profissão para meu sustento, e através dela, posso alimentar o meu prazer pela música, pelo cinema e pela fotografia. A fotografia hoje é parente próxima da música e do cinema por conta da evolução da tecnologia digital, A digitalização se caracteriza por algoritmos manipuláveis com tanta facilidade de edição, que praticamente está enterrando as ferramentas e formatos originais da fotografia no domínio analógico.
O formato analógico me seduz. Discos de vinil e fitas magnéticas fazem parte do meu acervo que mantenho em função da suas qualidades e raridade. Um capítulo à parte nas minhas paixões.

E a fotografia?
A fotografia foi para as nuvens através do telefone celular e da sua conectividade. Hoje a fotografia se tornou pouco perceptível ao tato e ao olhar apreciativo fora da tela; seja para nossos familiares ou para nossos amigos. Algo precisa ser feito para recuperar este vazio provocado pela dita modernidade e também para manter a memória do objeto fotografado no nosso ambiente de convivência. Esta é a proposta essencial do Photo Quad.

Sou tagarela e sou nômade. Clique aqui.

Sami Douek
24 de maio de 2020

Meu apreço pela fotografia